RESERVE SUA ESTADIA
27
May, 2020
28
May, 2020
Created with Sketch. 1 Created with Sketch.
Adultos
Created with Sketch. 0 Created with Sketch.
Crianças

A nossa região

Serra da Estrela, a magia da montanha…

A esta Serra que há muito chamam da Estrela, os romanos deram o nome de “Herminius mons” – os montes de Hermes, o filho de Zeus. Os pastores, ancestrais calcorreadores da Serra da Estrela, que dela tiram a única riqueza possível: o pasto que alimenta as ovelhas. Hoje ainda se referem à Serra como Montes Hermínios.

 

A Estrela na sua imensidão fria e agreste, é território de solidão. Portanto, propicia mistérios vários. Venha conhecer esses mistérios e descobrir este Município da Beira Alta, situado no sopé da Serra da Estrela rapidamente se tornará um prazer.

 

Porta aberta ao fascínio e aos segredos da arqueologia que nasce na pré-história, segue os passos das legiões de Roma e repousa nas necrópoles medievais. Tudo assente em granito, numa paisagem sempre verde e cheia de sabor legítimo como o Queijo da Serra e o Vinho do Dão, também eles nobres descendentes dos mais antigos alimentos do Homem.

 

Queijo “Serra da Estrela”

Queijo Serra da Estrela é um queijo curado, com pasta semimole, amanteigada de cor branca ou amarelada. É feito a partir de leite de ovelha, na região da Serra da Estrela. É considerado o melhor queijo de Portugal.

A Região Demarcada de Produção de Queijo Serra da Estrela situa-se na Bacia Hidrográfica do Alto Mondego e engloba áreas de 18 concelhos. O queijo, aqui produzido, é um produto secular com características e qualidades únicas. Reconhecido muito além da sua área de origem é, talvez, o queijo tradicional português mais representativo e afamado, tendo sido o primeiro a lhe ser reconhecida a sua tipicidade e genuinidade.

Outras especialidades gastronómicas merecem apreciação: a morcela de Fornos, a farinheira, as chouriças e o presunto, acompanhados com pão de fabrico caseiro e bom vinho do “Dão”, da sub-região da Serra da Estrela.

Pontos de interesse

Deixamos-lhe aqui algumas sugestões de pontos de interesse na região:
Lago do Viriato – Serra da Estrela

Lago do Viriato – Serra da Estrela Lago do Viriato ou Albufeira Cova do Viriato fica localizado na freguesia de Cortes do Meio, a uma altitude de 1558 metros. A Serra da Estrela dispensa apresentações, é uma das mais belas e visitadas do nosso Pais. Destacamos o Lago do Viriato para a sua beleza mas […]

Miradouro de Fraga da Pena – Fornos

Miradouro de Fraga da Pena – Fornos A Cascata da Fraga da Pena é uma queda de água (cascata) na Serra do Açor e que se localiza nas proximidades da aldeia de Pardieiros, Arganil, no Distrito de Coimbra, em Portugal. Esta cascata tem origem num acidente geológico e é considerada uma das maiores mais valias entre os recursos naturais da paisagem protegida da Serra do Açor. As águas que se despenham desta cascata correm por […]

Linhares da Beira

  “Linhares (embora chamada e grafada usualmente como Linhares da Beira) é uma freguesia portuguesa do concelho de Celorico da Beira, com 15,71 km² de área e 259 habitantes (2011). A sua densidade populacional é de 16,5 hab/km². Foi vila e sede de concelho com foral concedido em 1169. O concelho foi extinto em 1855. Tinha, de acordo com o censo de 1849, 7 […]

Dólmen de Corgas da Matança

 

A 2 Kms a norte do Furtado, é formado por uma câmara poligonal de nove esteios, tendo cerca de 4m de altura, datando do Neolítico.

A Este, na estrada que liga Algodres a Maceira, está o Dólmen de Cortiçô, outro exemplo de arquitetura megalítica da região.

Necrópole Medieval de Forcadas

Na povoação de Forcadas pode visitar-se uma necrópole medieval situada entre a aldeia e a ribeira, sendo composta por 25 sepulturas escavadas na rocha.

Fraga da Pena

Encontrará um importante povoado pré-histórico da Idade do Bronze, que apresenta uma imponente estrutura defensiva.

No seu interior foram encontrados objetos de uso quotidiano (cerâmicas, machados de pedra, pontas de flecha) e de carácter religioso e adorno (pendente de colar e ídolo).

Castro de Santiago

Outro povoado fortificado da pré-história, datando da Idade do Cobre.

Para além da grande muralha são visíveis vestígios de cabanas que seriam construídas com ramagens.

Vila Ruiva

Entre Fornos de Algodres e Gouveia, é conhecida outra Necrópole Medieval formada por 22 sepulturas escavadas na rocha.

Praia Fluvial

Sem perder o bucolismo, a beleza, a poesia simples e a calma é um dos cartões de visita do concelho de Fornos de Algodres.

Um local onde a natureza, em conjugação harmoniosa com algumas infraestruturas, nomeadamente piscinas flutuantes, convida a múltiplas atividades.

Informações úteis

Aqui deixamos-lhe informações e ligações de interesse.

Ligações

Roteiro Turístico

Queijo da Serra da Estrela

Confraria do Cão da Serra da Estrela

Eventos e Atividades

Informação de Montanha (Serra da Estrela)